30/05/2010

Um 'ser feliz', por fazer bem.

Ontem, eu fui dormir e acabei demorando mais tempo do que o planejado pensando em como fazer, como escrever, ou por que. E acabei também, percebendo que eu não tinha planejado nada. Nem poderia!
Além disso, me dei conta que não sabia o que ia dizer.
Então me veio à cabeça, uma frase que tem tido um significado diferente pra mim, há um tempo e que talvez explique mais do que se eu escrevesse um livro com milhares de páginas:
‘ Fazer bem é recíproco! ‘
É! Uma menininha qualquer que acha que sabe alguma coisa da vida, vive dizendo isso, e às vezes chego a acreditar que ela vive isso de verdade. Mas como?
A resposta demorou um pouco. Mas considerei algumas possibilidades. Besteiras, talvez.
Mas são as minhas possibilidades no momento.
E eu as escolhi como verdades agora, sem me importar muito se amanhã elas irão ruir, ou tornar - se sólidas.
Considerei, que o fazer bem que realmente importa, é o que não tem hora pra surtir os seus efeitos. Sejam eles de naturezas distintas, e tão absurdas quanto contraditórias. Ou sejam os de sempre, aqueles aos quais chamamos normais. Que são absorvidos e considerados ideais para construir o ‘ser feliz de cada dia ’, mas isso é outra teoria, e eu volto a falar depois.
Entendo, então, que o fazer bem ao qual quero me referir agora, é aquele fazer bem do dia - a - dia, de saudade, de ansiedade, de sorrir, brincar sério - ou não -, implicar, provocar, pirraçar, aproveitar. Ser frio por dentro - embrulhando tudo - ou ser quente e intenso por todos os lados!
É o bem de aproveitar algumas poucas horas, ou de aproveitar os seus efeitos colaterais, por dias, e dias.
Dias que não são mais como os outros. Não são! Nem de longe, dias comuns. Mas pra quem me olha do outro lado da rua. São dias quietos, discretos - ou não -.
Mas então, o que você acha de ganhar de presente um kit de ‘ser feliz’?
Um kit válido por quantos dias você conseguir levar. Só depende de você!
Não entendeu? Eu imaginei!
Então, pense comigo: O ‘ser feliz’ a que me refiro, é outra teoria daquela menina.. a que se acha! E sim, ela é mesmo uma menina, que sonha ter um ‘ser feliz’ sem fazer muito esforço.
Mas deixa ela pra lá, agora! Porque de um jeito ou de outro, ela constrói o ser feliz dela desse jeito. E dá certo!
Ela me explicou, que o ‘ser feliz’ é algo que cativamos, todos os dias. E que nunca, entenda: Nunca seremos felizes como seriamos hoje, se deixarmos passar o que nos proporcionará isso. As chances são únicas, e os resultados são imediatos. A felicidade como promessa pra um futuro tranqüilo, sem maiores movimentações, sem problemas a resolver, sem obstáculos a superar, sem nada a que temer, isso é utopia. E das piores! – Segundo ela. – E eu acabo concordando. No fim, ela tem razão!
Pensa em como seria a sua vida, numa rede, ou numa cama, sem nada pra se preocupar, sem etapas a superar, sem objetivos maiores, sem deveres a cumprir, sem nada mais a realizar, muito menos a fazer por si, e pelo outro. Por quem ama. Ou não ter a quem amar. Pensou?
Sentiu a mesma angústia que eu?
Pois é! Como seria o dia, a rotina, se não tivéssemos nada a fazer, não tivéssemos um propósito? Seria parada, quieta e tranqüila, tão tranqüila que chega a sufocar, pelo menos à mim!
Seriamos quietos, não felizes!
Felizes ficamos por cada realização, cada êxito, cada obstáculo ultrapassado com a verdade da sua vontade de ser feliz e de fazer bem! E faz! Só por existir uma vontade, você já sai em busca de algo. Tem um propósito.
Entenda, então, que só você pode fazer o que precisa ser feito pra hoje.
Só você pode garantir que quando for dormir, vai pensar: Hoje eu fui feliz!
E melhor ainda, é deitar e pensar.. Hoje eu fui feliz, fui o bem, e amanhã serei de novo!
Acho que me sinto assim, agora.. indo deitar e pensando que quero continuar tendo e sendo bem, do meu jeito, ou do seu. Mas um bem recíproco e uma felicidade repetida, e simples. Muito simples !
Tenho hoje, a vontade de ser bem, e a certeza de que o sentimento é único, construído em pedra sólida e firme, que não voa, não cai, não há sopro que faça desabar!
Desejo hoje, que não perca seu sono com problemas. Que não perca seus dias tentando soluções mais fáceis. Que não perca o sorriso, o olhar, o falar, o tocar, o sentir. Que não perca o ‘estar’. E esteja perto, sempre por perto!
Desejo que ame, que cante, que chore, que dance. Com toda a sua verdade ! Repito: A sua verdade!
Porque um poeta quase desconhecido disse lá na Bahia: ‘..um dia dance do jeito que você quiser, porque as pessoas que dançam com verdade, são pessoas muito mais felizes..’
E desejo mais. Desejo que seja a música, o tom, o toque, a cor!
Que mesmo que eu feche os olhos, consiga sentir.
Que mesmo que passe o tempo, consiga ver.. E não deixe o tempo passar sem que o tenha aproveitado com verdade!
Enfim, agora eu vou terminar de acordar.. e fazer alguns planos pro meu dia.. porque só tenho 24 horas, e um ‘ser feliz’ pra conquistar!

* Texto pedido por Tayná Côrtes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário